10 RAZÕES PARA VISITAR ELVAS

Vir a Elvas por primeira vez ou revisita-la é uma boa oportunidade de conhecer a história, património, cultura, saberes e sabores do Alentejo. A meio caminho entre Lisboa e Madrid, bem perto da fronteira espanhola Elvas tem muito mais de 10 razões para o cativar, contudo abrimos-lhe o apetite com estas 10 e deixamo-lo descubrir as outras 1000 que o farão apaixonar-se por esta cidade.

1. Chave do Reyno

Chegar a Elvas é facíl, desde o norte via A23 e de Portalegre a Elvas pela 246, desde Lisboa ou Évora pela A6 e desde Espanha pela "A5-Autovia del Suroeste".  Uma cidade atual, acolhedora e modernizada que combina nova infraestruturas com os testemunhos do seu passado.

Apenas a 8 quilometros de Badajoz (Espanha) e a 100 kms nordeste de Évora é uma cidade rica em património, sendo apelidada de "Chave do Reyno", pelo seu papel primordial na história de Portugal. Hoje é uma pequena cidade no Alentejo e em conjunto com Badajoz (Espanha) conformam uma Eurocidade ibérica de 200.000 habitantes.


2. Fortificações, Património Mundial


As Fortificações de Elvas foram declaradas Património Mundial a 30 de Junho de 2012, pela Comissão do Património Mundial reunida em S. Petersburgo, Russia.

A classificação abrange todo o Centro Histórico de Elvas, o Aqueduto da Amoreira, a Antiga Sé, o Forte da Graça, o Forte de Santa Luzia e os fortins de São Pedro, S. Mamede e Piedade, estando inscrita como Cidade Fronteiriça e de Guarnição de Elvas e as suas Fortificações, consideradas a maior fortificação abaluartada de fosso seco do mundo.


3. Comeres e beberes do Alentejo


A gastronomia de Elvas, rica em sabores do Alentejo, distingue-se por algumas receitas originais e que fazem das iguarias locais referência regional. Estes manjares aliam-se à qualidade dos peixes e mariscos que trazem fama internacional aos restaurantes locais.

Bacalhau Dourado, Carne à Alentejana, Gaspacho, Sericaia com Ameixas, Sopa de tomate, Empadas, hummmmm....

E a meia tarde sugerimos um petisco com produtos da região, um bom pão alentejano, azeite acompanhado com vinhos alentejanos.


4. Férias ativas


Ao redor de Elvas vai encontrar o "spot" ideal para as suas  aventuras. A planicie, o rio Guadiana, a Barragem do Caia proporcionam-lhe as condições para a caça, a pesca, o windsurf, raid a cavalo, BTT, trilhos para running em pleno contacto com a natureza.

Em Elvas os desportistas encontram infraestruturas de alta qualidade que albergam campeonatos internacionais e permitem aos locais e visitantes usufruir da posssibilidade de aumentar a sua qualidade de vida. E claro a maior pista de gelo da Península Ibérica!


5. Aldeias e saberes


Para além da cidade de Elvas, e num raio de menos de 20kms., vai encontrar vilas e aldeias recheadas de gentes que mantêm os saberes de outrora, produzindo artesanato tradicional do Alentejo. Também estas pequenas aldeias nos cruzamos com os "novos rurais" que migraram das urbes litorais em busca do relax que estas terras lhes oferecem.

Mas a tradição também se reinventa e o arteseanto é reinterpretado por artistas que aproveitam novas técnicas e conceitos às costumes tradicionais.


6. Templos de cultura


Desde há muito que historiadores e coleccionadores têm deixado as suas descobertas ao dispor dos naturais do concelho e dos visitantes. A Biblioteca Municipal guarda jóias da cultura de Portugal como o Cancioneiro Públia Hortênsia de Castro ou um dos raros exemplares do "Colóquio dos simples e drogas e coisas medicinais da Índia" do sec. XVI.

O Museu de Arte Contemporanea, de Fotografia, Arte Sacra ou o Militar, instalado no interior da fortificação, são boas opções para conhecer mais sobre Elvas e contactar com a cultura.


7. Shopping


A posição geográfica de Elvas sempre a colocou como uma ponte entre Portugal e Espanha, fortalecendo o seu carácter comercial. Em pleno centro histórico encontramos o principal pólo de comércio local, com especial incidência para as ruas de Alcamim, Olivença, Carreira, Feira e Cadeia. Menage, atoalhados, boutiques, ourivesarias, retrosarias, etc. são alguns dos ramos de negócio que podemos encontrar nesta zona da cidade, para além de outras lojas de bens e serviços.

8. Festa para todos


A feira de S. Mateus, em Setembro, é um momento especial para todos os elvenses, mas a ela juntaram-se o Carnaval internacional, a Feira medieval, o Festival da juventude, as Noites de verão, os concertos no Coliseu, o festival de jazz e de música de câmara,  fazendo que Elvas tenha uma das melhores agendas culturais do Alentejo.

9. As pessoas


Se há gente boa no mundo, se os alentejanos são acolhedores, as pessoas de Elvas são seguramente os melhores anfitriões que pode encontrar.

10. Passo a passo


As nossas visitas guiadas com guias-interpretes oficiais a possibilidade de conhecer recantos e histórias que as muralhas, igrejas, ruas e espaços que uma cidade, de mais de 1000 anos, têm para lhe oferecer.