TURISMO LITERÁRIO

 



"A Cruz do Corcovado" de Camilo Castelo Branco



Nesta visita guiada percorremos as ruas e monumentos de Elvas à sombra do conto de Camilo Castelo Branco, "A Cruz do Corcovado".
O romancista do século XIX recebeu a encomenda de escrever um conto ambientado em Elvas e foi mais além procurando um episódio pouco conhecido da história elvense do século XVII.

A Cruz do Corcovado, é uma cruz de pedra, que assinala o local da morte de uma das principais personagens da obra – Mem Rodrigues de Vasconcellos, de alcunha o Corcovado. É ao redor desta morte que se desenrola toda a narrativa, desencadeada por uma história de ódios e morte, que se vai concretizando pelas ruas e arredores de Elvas.

Esta visita para a sua família ou grupo de amigos possibilita conhecer Elvas de forma exclusiva pela pluma deste romancista romântico, indo ao encontro de locais emblemáticos de Elvas e de alguns monumentos que não sobreviveram ao século XIX.





Duração 2H00
Entradas em monumentos não incluídas.
Visita Privada para a sua família ou grupo de amigos  145,00€ (grupos até 10 pessoas).
Reservas: info@alentejowelcome.com

"O Hissope" de António Dinis da Cruz e Silva



    


Outra das visitas guiadas integradas no projeto de Turismo Literário de Elvas que temos preparadas para si é a que permite conhecer alguns episódios desta obra que retrata o confronto entre o bispo D. Lourenço de Lencastre e o deão Carlos de Lara, conhecendo os lugares em que tais figuras e outras da sociedade de Elvas passavam os dias tomando partido ora de um ora de outro bando.

António Dinis da Cruz e Silva, jurista em Elvas quando ocorreram tais acontecimentos, soube de forma cómica retratar as relações entre estas figuras da Igreja elvense. O poema tomou tal notoriedade que rapidamente ganhou fama em toda a Europa perante o espanto que tais acontecimentos tiveram dentro das fortificações de Elvas.

Esta visita é uma forma de conhecer alguns monumentos relevantes do centro histórico acompanhados pela forma cómica como António Dinis da Cruz e Silva elevou à eternidade as relações do bispo e do deão.





Duração 2H00
Entradas em monumentos não incluídas.
Visita Privada para a sua família ou grupo de amigos  145,00€ (grupos até 10 pessoas).
Reservas: info@alentejowelcome.com