A melhor forma de combinar uma estada em Elvas é conhecer os locais e monumentos que existem ao seu redor. Se pretende uma visita guiada a estes locais contacte-nos:
info@alentejowelcome.com (+351) 933 259 036
Évora Exclusive Walking Tour (+info aqui)
A cidade-museu como nunca a viu!
Ouse ir mais além e permita-se (re)descobrir segredos e spots numa cidade infinita, povoada por lusitanos, romanos, muçulmanos, judeus e cristãos que marcaram a sua história, património e cultura.
Venha daí!
Vila Viçosa
a 40km oeste de ElvasEsta vila foi acolhida pela família dos Duques de Bragança até 1640 quando estes passam a reinar em Portugal. Merece destaque o Palácio Ducal, o Castelo e o património religioso. Imperdível visitar uma canteira de extração de mármore.
Monsaraz
a 71km sul de Elvas
Rodeada pelas águas da albufeira de Alqueva (rio Guadiana), Monsaraz é uma vila no cimo de um monte, rodeada de muralhas medievais e seiscentistas que escondem as suas casas brancas, ruas de xisto, recantos e spots fantásticos, igrejas, castelos e uma vista única.
a 34km sul de Elvas
Alandroal
a 34km sul de Elvas
Pequena vila com um castelo medievo onde resalta a um janela islámica. Imperdível em Terena a Capela da Boa Nova, igreja-fortaleza de planta em cruz grega e frescos no seu interior, além de uma lapide dedicada a Endovélico.
Tendo a seus pés o rio Guadiana, e enfrentando terras de Espanha, é uma fortaleza onde descobrimos vestígios do seu passado islâmico e a grandeza que teve nos sec. XVII e XVIII.
Juromenha
18km a sul de ElvasTendo a seus pés o rio Guadiana, e enfrentando terras de Espanha, é uma fortaleza onde descobrimos vestígios do seu passado islâmico e a grandeza que teve nos sec. XVII e XVIII.
Olivença
a 25 km sudeste de Elvas
Nesta localidade "neta" de Portugal mas filha de Espanha, respira-se manuelino e barroco luso. Além do património edificado vale a pena encontrar as tradições e as gentes que fazem desta vila uma embaixada lusa na Extremadura espanhola.
Badajoz
a 8 km este de Elvas
O seu brilho reflete-se nas águas do rio Guadiana, dando cor à sua alcazaba muçulmana e à mais bela das suas praças, "la plaza Alta".
Campo Maior
a 18 km nordeste de Elvas
Chegar a Campo Maior é entrar num Alentejo diferente. O odor a café, o cantar nas vozes das gentes o encontro de Portugal e Espanha. Merece a pena visitar o Museu do Café ou a Adega Mayor.
Sentinela lusa sobre terras de Espanha, esta pequena fortaleza ainda alberga no seu interior gentes que certamente lhe oferecerão um copo de água para suportar os calor do estio.
Uma excursão desde Elvas a Arronches merece a pena, para poder usufruir da paisagem raiana, de olivais e montado, salpicados por bovinos.
Ouguela
a 29km nordeste de ElvasSentinela lusa sobre terras de Espanha, esta pequena fortaleza ainda alberga no seu interior gentes que certamente lhe oferecerão um copo de água para suportar os calor do estio.
Arronches
a 33 km norte de ElvasUma excursão desde Elvas a Arronches merece a pena, para poder usufruir da paisagem raiana, de olivais e montado, salpicados por bovinos.
Em arronches não deixe de espreitar a Matriz.
a 45km oeste de Elvas
Cidade que albergou a Rainha Santa Isabel e que ao longo dos tempos deixou o burgo medieval e baixou ao rossio oitocentista.
Nos sábados de manhã tem lugar um pitoresco mercado.
Marvão
a 73km norte de Elvas
Vila fronteiriça, amuralhada e sobrevoada por águias que guardam a história desta localidade repleta de pequenos recantos e grandes torres.
A seus pés dormem as ruínas de uma cidade romana, Ammaia, exemplo da romanização lusa.
Castelo de Vide
a 75km norte de Elvas
Conhecida como a Sintra do Alentejo, e escolhida pela burguesia do século XIX como destino termal, é um dos principais destinos para quem procura testemunhos da presença dos judeus em Sepharad.
A antiga sinagoga, a fonte da Vila, o castelo e as suas ruas estreitas enamoram.














