VINHOS

Ao igual que em todo o Alentejo, também em Elvas a cultura do vinho está presente, testemunhando as tradições ancestrais que remontam à época da ocupação romana, e que em pleno século XXI, se adaptam às novas tecnologias produzindo vinhos de qualidade.


O concelho de Elvas está incluído na Denominação de Origem Controlada (DOC) do Alentejo, e nele podemos encontrar os seguintes produtores:

Quinta da Terrugem - Aliança Vinhos de Portugal

Situada no Alentejo, na freguesia da Terrugem, no concelho de Elvas, em plena região demarcada de Borba, é hoje um ex-libris dos vinhos alentejanos.

Adquirida em 1991, possuía inicialmente 14 hectares de vinha e tem hoje cerca de 60 ha. plantados com as castas Aragonês, Tinta Roriz, Trincadeira, Periquita, Syrah, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet.

A adega da Quinta da Terrugem está implantada num edifício de traça regional alentejana encastrado numa pequena elevação de terreno na propriedade, que permite o trabalho das uvas através do declive natural.

No exterior encontra-se toda a área de recepção das uvas que, consoante a sua origem, são recebidas numa mesa de escolha ou num pequeno tegão, de onde seguem para um desengaçador e para um permutador que lhes vai infringir um choque térmico, visando uma redução de temperatura para os 10º C.

Com esta operação vai iniciar-se o processo de vinificação que consta de uma maceração a frio seguida da fermentação alcoólica e de maceração final pós fermentativa.

Estas operações decorrem em cubas de aço inox, tipo lagar de tampa flutuante de capacidade variável dos 5 aos 20000 litros, refrigeradas por circulação de água fria.

As operações de remontagem e de descarga são absolutamente manuais e a prensagem tem lugar em pequenas prensas hidráulicas visando o máximo aproveitamento dos vinhos devido à suavidade da operação.

Aqui se produz, só em anos excepcionais, o T Quinta da Terrugem, considerado como um dos melhores vinhos do Alentejo.

Outros vinhos que são provenientes desta propriedade:
- Quinta da Terrugem
- Alabastro

A Quinta está aberta a visitas, quer às vinhas quer à adega, oferecendo ainda provas de vinhos.

Herdade das Aldeias - Soc. Agric. do Monte dos Outeiros




A “Herdade das Aldeias” está localizada perto da cidade de Elvas e da vila de Juromenha, junto ao rio Guadiana, numa zona com grande tradição na arte de fazer vinho. Os 50ha de vinha estão distribuídos com uma selecção de castas tradicionais, das quais se destacam Trincadeira, Aragonês e Antão Vaz. As características da vinha – terreno com geografia ondulada, solos xistosos com grande exposição ao sol e clima seco – e a selecção de castas, promovem uma complexidade de aromas e sabores aos nossos vinhos que lhes confere qualidades excepcionais.



Vinhos que são provenientes desta propriedade:
- Aldeias de Juromenha (The Lost Village)
- Dom Januário

A Herdade está aberta a visitas, quer às vinhas quer à adega, oferecendo ainda provas de vinhos.

Torre do Frade


Actualmente esta empresa agrícola familiar explora um conjunto de herdades no Alentejo.

A área operada pela empresa inclui cerca de 2500 hectares, incluindo muitas actividades, tais como floresta, cortiça, cereais, beterraba sacarina, bovinos, suínos ibérico, olival biológico e, finalmente, cerca de 30 hectares são o vinhedos.

Destes, o melhor 2 hectares são colhidas para produzir a Torre do Frade Reserva. As uvas restantes são todos vendidos.

Tendo isso em mente, o que temos é o melhor exemplo de um vinho selecionado feito inteiramente de excelência, só pode ser encontrado nas lojas gourmet mais privilegiadas e pontos de venda selecionados em Portugal.



fontes: Aliança/Vinhos do Alentejo