GASTRONOMIA



A gastronomia de Elvas, rica em sabores do Alentejo, distingue-se por algumas receitas originais e que fazem das iguarias locais referência regional. Estes manjares aliam-se à qualidade dos peixes e mariscos que trazem fama internacional aos restaurantes locais. 

BACALHAU DOURADO 


A sua criadora foi D. Jacinta do Carmo Bucho, cozinheira da recém inaugurada Pousada de Elvas, aquando da sua inauguração em 1942. Foi então, que Jacinta se dedicou com grande sucesso à confecção de novos pratos, entre os quais o famoso Bacalhau Dourado, que se tornou célebre em todo o País e também na vizinha Espanha.

" Coze-se 500 gr de bacalhau demolhado. Deixa-se arrefecer e retiram-se as peles e as espinhas. Reserva-se. Frita-se 1 kg de batata palha em óleo bem quente. Bate-se 10 ovos e tempera-se com sal e pimenta. Leva-se ao lume uma frigideira anti aderente e deixa-se aquecer. Cobre-se o fundo da frigideira com azeite, junta-se o bacalhau e com a ajuda de uma espátula desfaz-se o bacalhau. Junta-se a batata palha, que foi frita anteriormente, envolve-se a batata e o bacalhau em fogo médio. Coloca-se o fogão no máximo e junta-se os ovos batidos mexendo sempre energicamente com a ajuda de uma espátula ou garfo de cozinha. Serve-se rapidamente polvilhado com salsa picada e azeitonas pretas." 


EMPADAS DE ELVAS 



1,5 Kg de Farinha
200 g de Banha
Água q.b
4 Ovos
Caldo do frango q.b
1 Colher de chá de sal grosso
1 Frango
1 Chouriço
Cravinho q.b
Toucinho entremeado q.b
2 Colheres de sopa de banha
Manjerona q.b
1 Cebola picada
1 Molho de salsa
Água q.b
1 Cabeça de alho
Pimenta em grão e Sal q.b.

Para a massa misture todos os ingredientes e amasse bem. Utilize o programa “amassar” da Máquina de Fazer Pão ou amasse à mão. Pincele as formas com banha e coloque a massa, esticando com os dedos. Para o recheio faça um estufado com o frango e os temperos. Vá acrescentando água aos poucos.Quando o frango estiver cozido desfie. Corte o chouriço às rodelas e o toucinho às tirinhas. Coloque o frango desfiado nas formas, junte 1 colher de sopa do caldo do frango, 1 tira de toucinho e 1 tira de chouriço. Tape com mais uma camada de massa e leve ao forno até que fiquem douradas.

SERICAIA (Receita original do Convento de Santa Clara de Elvas)



1L de leite
0,5kg de farinha
Raspa de meio limão
2 paus de canela
12 ovos
Canela em pó para polvilhar.

Ferva o leite com a canela e a raspa de limão. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme bem fofo e branqueado, envolva cuidadosamente a farinha. Adicione o leite fervido à mistura de gemas e volte a levar ao lume a engrossar. Retire e deixe arrefecer completamente. Bata as claras em castelo. Envolva as claras no creme. Unte um prato de barro com manteiga e farinha e encha com o preparado. Polvilhe com canela em pó. Leve ao forno a 175ºC 30 a 45 minutos e deixe arrefecer lentamente.